Os Indicadores de painel são divididos em dois grupos, Analógicos (ponteiro) e Digital (LED).
São utilizados na medição de corrente, tensão, frequência, e outras grandezas elétricas.
· Indicadores Analógicos – Se dividem em dois grupos:
– Sistema Ferro Móvel (corrente alternada) FM61, FM48, FM72, FM96 e FM144
Para a medição de tensão e corrente alternada senoidal.
São utilizados também com TC’s (…/5A) e TP’s (…/110, 220V). Este tipo de aparelho torna-se versátil, podendo ampliar significativamente os valores medidos ao optar pelos modelos quadrados que possuem escalas intercambiáveis, reduzindo assim o número de peças em estoque.
– Sistema Bobina Móvel (corrente contínua) BM61, BM48, BM72, BM96 e BM144
Usado principalmente na medição de tensão e corrente contínua. Pode ser utilizado em c.a. se tiver diodos retificadores acoplados á bobina. Como a deflexão é proporcional a corrente, as escalas são lineares e o sentido da corrente determina o sentido do movimento do ponteiro (positivo ou negativo). Devido a alta sensibilidade deste sistema, ele é indicado para uso onde uma pequena variação pode influenciar no resultado de uma medição, induzindo a erros.
· Indicadores Digitais – (c.c. e c.a.) DGA48, DGA72, DGA48x96, DGA96, DGAL48, DGAL72, DGAL48x96, DGAL96
Os Indicadores Digitais são utilizados na medição de corrente e tensão, frequência, ou outras medidas de grandezas elétricas, físicas ou químicas, através de “transdutores ou transmissores” (Watt, ºC, rpm, pH, m/min, …)
Os modelos DGA, DGAL e DGT possuem escala ajustável (Set-up do TC nos amperímetros e do TP nos voltímetros).
A escala é ajustada na hora da utilização pelo instalador através das teclas no frontal do instrumento.
O modelo DGAL ainda possui saída de alarme, que pode ser ajustada no frontal do instrumento para emitir um sinal quando a corrente ou a tensão ultrapassar o limite mínimo ou máximo pré-estabelecido pelo usuário.
· Indicadores de Lâminas Vibráteis – Frequêncímetro Hz – HZ72, HZ96
Usado na medição de frequência. Este sistema consiste em um conjunto de lâminas montadas longitudinalmente a uma bobina que através de corrente alternada produz um campo magnético que causa a vibração das lâminas por ressonância. A vibração de cada lâmina corresponde a freqüência da corrente alternada.